Bitcoin uma moeda virtual descentralizada que vale mais que a moeda mais valiosa do mundo!



Para quem nunca ouviu falar de Bitcoins (฿) é bem capaz de se sentir um pouco reticente ao facto de ser uma moeda virtual.


Vamos então por partes.

1. O que é a Bitcoin (BTC) ou ฿?

Tal como o dinheiro que movimentamos em transferências bancárias, pagamentos que fazemos com cartão de débito/crédito, ou ainda pagamento que fazemos a partir de serviços como Paypal Pagseguro, entre outros, a BTC é dinheiro virtual. A diferença é que todo o dinheiro virtual depositado em bancos é taxado, ora por manutenção de contas, ora pelas transações feitas de uma conta para outra, e também, mas não só, por manutenção dos nossos cartões de débito/credito, isto excluindo, à partida, os juros dos cartões de crédito e créditos que tenham pedido à banca.

Por isso o Bitcoin parte deste principio de utilização virtual mas sendo uma moeda sem banco, descentralizada, exclui todas as taxas mencionadas acima, ente outras que eu possa não ter mencionado, tendo como vantagem o modelo de funcionamento P2P (de Pessoa para Pessoa).

2. Como pagamos com Bitcoins?

Em Portugal existem poucas empresas que aceitam Bitcoins. Eu, por exemplo, na empresa onde trabalho, configurei a página web para começar a receber pagamentos em Bitcoins há coisa de 3 dias! Por isso, e apesar desta moeda já existir desde fevereiro de 2009, o Bitcoin em Portugal ainda é uma novidade. Portanto, e voltando à questão, para começar a fazer pagamentos em Bitcoins é preciso investir comprando bitcoins online, facilmente encontradas em pesquisa google, mas também é necessário ter uma Bitcoin wallet (carteira online) onde a moeda é 'depositada' em saldo. A partir daí e estando perante um negócio físico ou na web o procedimento de pagamento é extremamente simples e pode ser feito, no caso das páginas web, através de um botão de pagamento semelhante ao do Paypal, e, no caso das lojas, através da leitura de um QRcode disponibilizado pelo comerciante ou prestador de serviços.

3. Qual a cotação desta moeda no mercado?

Quanto ao seu valor no mercado é coisa para surpreender muitos como podem constatar no gráfico em tempo real que vos deixo abaixo.



O máximo que 1 BTC chegou a valer no mercado, aconteceu no dia 24 de Novembro de 2013, chegando a atingir 1,051.55$ (Dólares Americanos). Isto representa o quê? Representa que quem investiu em Bitcoins, por exemplo, no dia 6 de janeiro de 2013, quando valia 16.92$ viu o seu investimento crescer 6215%. Incrível, não?!

Porém isto teve um efeito perverso, porque aconteceu que quando esta moeda atingiu aquele máximo, muita gente transacionou a moeda para a moeda do seu país e teve que a depositar em algum lado, certo? Acontece que houve muita gente a ver as suas contas bancárias congeladas por não ter como justificar aquele volume enorme de dinheiro depositado. Digamos que ficaram com a vida de pernas para o ar. Por isso é preciso ter muito cuidado ao que diz respeito a este tipo de investimentos.

4. Como investir em Bitcoins?

Agora perguntam-me vocês onde é possível comprar Bitcoins? Eu, não sendo expert e por ainda não o ter feito, não vos poderei recomendar um sítio na web onde é mais seguro fazer o vosso investimento. Apenas posso referir que existe um crescente número de empresas online que vendem Bitcoins, porém já li que algumas empresas, depois de encherem os bolsos, desaparecem da Web, por isso tenham muito cuidado. Leiam o mais possível sobre isto e tentem perceber se isto é vantajoso para vós. Não quero induzir os meus leitores a más práticas financeiras, até porque eu não sou a pessoa indicada para vos aconselhar financeiramente, ok?

Antes de terminar este já extenso post deixo-vos o vídeo oficial da Bitcoin para ficarem mais esclarecidos, na eventualidade de me ter escapado algo.




Posto isto, e abrindo o assunto à discussão, espero que vocês possam deixar a vossa própria opinião e interpretação disto, ali em baixo na caixinha de comentários.


Ahh, quase esquecia... Deixo-vos um widget na minha barra lateral com o valor do BTC em tempo real, para que fiquem sempre a par do valor corrente, e sempre que acharem pertinente, poderão a qualquer momento revisitar este post para consultarem o gráfico acima, que ele também encontra-se a transmitir dados em tempor real.


Mais ainda: noutra ocasião, dar-vos-ei umas dicas de como podem ganhar Bitcoins ao invés de investir, por isso, e para que nunca percam uma pitada do que aqui escrevo, recomendo que sigam o meu blog ;)

Unknown

Sou uma pessoa persistente e exigente consigo própria. Trabalho na área criativa e tenho um especial gosto em analisar-me, não no sentido narcisista, mas antes psicológico. Gosto de me sentir a evoluir, e aproveito todos os dias para aprender algo novo. Não sou de sair e de estar em grande grupos. Sou um bom amigo (pelo menos é o que dizem).

0 comentários: