O que parece nem sempre é

18.6.15 , 0 Comments

Ontem, durante uma pausa no meu trabalho, presenciei um foto em que o seu autor, Marco Barros, exibia orgulhosamente a seguinte frase: «NASCER DO SOL MAIS LINDO DO MUNDO......AVEIRO..»



Acima a foto em questão.

Quando vi esta foto e respectiva frase achei inadequado dizer-se que isto se tratava de um nascer do sol. Fiquei super-intrigado e decidi comentar a foto. Comentei dizendo «A mim parece-me mais o pôr do sol... não é por nada.»

Enquanto muitos comentários surgiam mostrando agrado pela foto dizendo que era excelente, o autor comenta de forma sarcástica dizendo: «Nem sempre o que parece é... não é por nada.»

Aí reparei logo que fiz merdinha da grossa. O Marco tinha ficado chateado com o meu comentário e ao invés de tentar desfazer a minha dúvida explicando, não, preferiu recorrer ao sarcasmo refinado.

Pois eu não posso com pessoas sarcásticas nem pessoas cínicas, essas fazem-me comichão. Então respondi-lhe dizendo: «Marco, pela temperatura de cor e posição do sol não me engana.»

Então lá veio ele com o refinadíssimo sarcasmo: « Jorge Reis... entao peco desculpa pelo engano.... vou comecar a fotografar o nascer do sol as 9 da noite .. abraco e desculpe o engano. mas eu fico con a minha e voce com a sua..... obrigado na mesma ..... grande abraç0.»


A isto eu já não quis dar trela, então e porque depois de uma pesquisa concluí que estava errado, então fui tentar pôr um ponto final na troca de comentários, e escrevi: «Marco Barros eu devo-lhe um grande pedido de desculpas.

Pois eu deixei-me enganar pela temperatura da cor que tem na sua fotografia e pela indefinição que o facebook provoca a fotos de cor quente.

Ontem tive a oportunidade de olhar com mais atenção e perceber a posição do farol. Contudo, continuo a não conseguir perceber a localização do sol... para mim, confesso, acho-a um pouco estranha, uma vez que sou natural de Aveiro, e trabalhei imensos anos à noite e presenciei muitos nasceres de sol. Mesmo assim nunca me apercebi que a temperatura de cor do nascer do sol é igual à do pôr do sol. E por isso peço desculpa.

Porém houveram outros dados que me deixaram intrigado. Um deles é que o perfil ICC da sua foto diz-me que foi tirada em 27 de março de 2009 às 21:36. Coisa que achei descabida, porque em março, àquela hora, julgo não existir luz solar, mas tal registo poderá ter a ver com o facto de o Marco não ter data e/ou hora definidas na sua máquina de acordo com o nosso fuso horário.

Por isso, uma vez mais, deixo-lhe as minhas mais sinceras desculpas, até porque não quero que fique com a ideia de que eu sou arrogante e sarcástico.

Desfeitas as minhas dúvidas, deixo-lhe um abraço.»


Mas não é que o Rei do sarcasmo ainda teve o discernimento de escrever: «Ok Jorge Reis...a foto foi tirada do molho sul ......aurora do dia.....as 21.36 deve ter sido a hora que a pubiquei....abraco.... Isto é que é um por do sol..Jorge Reis..em frente aos molhes...qd o sol está ao lado do farol é um nascer do sol....para que nao haja duvidas...abraco»


A mim como me começou a cheirar mal esta conversa ainda sublinhei: «Marco Barros, como referi acima, já não tenho quaisquer dúvidas. E não foi com a sua ajuda que as consegui desfazer.

Tenha um excelente dia.»



Vamos ver se o Sr. Marco, fotografo de alto gabarito, intocável, a quem custa muito dizer 'hey confere aí na escala de Kelvin e vê se a temperatura de cor do sol a nascer não é igual à do sol a pôr. E já agora repara melho na foto, que sei que não dá para perceber bem, mas o Farol está na posição frontal, pelo que para trás dele fica a Serra, onde se vê o sol nascer.'.


Enfim esta malta de nariz empinado é difícil de aturar. Fiam logo todos ofendidinhos quando alguém se apresenta com dúvidas.

Unknown

Sou uma pessoa persistente e exigente consigo própria. Trabalho na área criativa e tenho um especial gosto em analisar-me, não no sentido narcisista, mas antes psicológico. Gosto de me sentir a evoluir, e aproveito todos os dias para aprender algo novo. Não sou de sair e de estar em grande grupos. Sou um bom amigo (pelo menos é o que dizem).

0 comentários: