Psoríase

13.8.15 , 0 Comments



Aviso já que não venho escrever no sentido de apresentar uma cura milagrosa ou um ritual maluco para eliminar completamente esta doença. Venho antes partilhar convosco uma parte da minha experiência do que é viver com Psoríase.

Aos 19 anos, tive uma experiência assustadora. Sem dar por nada apercebi-me que todo o meu corpo estava a ter uma reação que eu julgara ser uma reação alérgica. Depois de ter ido à minha médica de família tendo ela chegado a conclusão nenhuma sobre o que vira, dirigi-me ao consultório de um dermatologista. Paguei 50€ para estar lá menos de 5 minutos. Quase nem abria boca nem mostrei quase nada e Sr. Dr., que não tinha posto a vista em cima só escrevia, o que viria a ser o meu 'menu' de medicamentos. Entre os quais: comprimidos, loções, pomadas. Enfim, coisas que recusei comprar na sua maioria, principalmente os comprimidos.

Esta doença crónica hereditária inflamatória que provoca escamação acelerada da pele, ardor e comichão em zonas específicas do corpo, nomeadamente, as zonas das articulações (cotovelos, joelhos, costas.), couro cabeludo, cara, pés e mãos. Porém em mim nunca tive nos joelhos, cotovelos, pés e mãos. Eu tenho nas costas (uma zona muito pequena de 3 cm), couro cabeludo e, quase nada, na cara. Poderei afirmar que tenho sabido controlar muito bem esta doença.

Porém tenho vindo também a descobrir algumas manifestações curiosas. Por exemplo, eu sinto que as fases da lua têm uma ligação qualquer com a forma como me sinto. Não, não sou um lobisomem, nem ando à solta aí a morder pescoços e a dormir de pernas para o ar, mas sinto que as zonas onde está a acontecer o processo de escamação estão mais ativas, mais rosadas, e que as camadas de pele morta se tornam mais duras e secas. Mas também sinto alterações semelhantes quando como carne vermelha, ingiro álcool, ando stressado, ansioso ou descanso menos. Tudo isto faz com que me sinta menos bem.

Creio igualmente, que o facto de ter aceite viver com isto consiga controlar melhor, mas também a minha personalidade ajuda-me a conviver com isto de forma pacifica. Porém, sinto que nos últimos dois anos o couro cabeludo tem-me dado luta. Sinto que esta zona nunca foi totalmente controlável, porém umas vezes sinto bem e outras muito mal. Normalmente quando me sinto bem é quando está lua cheia (aaaauuuuuuuuuuu au au au auuuuuuuu) - brincadeira - mas a semana que antecede a lua cheia é de loucos. Isto chega a afetar-me até na performance no meu trabalho.


Eu já li imenso sobre soluções do arco-da-velha que dizem eliminar a Psoríase, mas sabem, ontem li um artigo de uma página espanhola sobre medicamentos naturais, ou se quiserem, mezinhas, e quando li os comentários ao artigo estava lá um comentário que me deixou tentado a experimentar.

Então a mezinha consiste em juntar
4 dentes de alho
3 cebolas grandes
2 colheres de sopa de colorau
3 folhas de louro
3 dl de vinho branco
2 colheres de sopa de azeite
1 ramo de salsa
folhas de hortelã q.b.
sal
cravinhos
pimenta em pó e em grão q.b.
1 kg de batata (batata? perguntam vocês. Sim, batata. Respondo eu.)
1 perna de borrego (1,5 kg) (perna de borrego? perguntam vocês. Sim, uma perninha de borrego. Respondo eu.)

Sim, depois é só levar ao forno e têm uma belíssima perna de borrego assado no forno. O que fazer com ela a seguir? Bem isso é uma pergunta estúpida! Claro que é para comer, ou julgavam vocês que isto era para tratar da Psoríase? :P - Kidding - :P

Bem então a coisa é mais ou menos assim, e agora sem brincadeiras:
Casca de Banana e Tabasco. (sim só estas duas coisas.)
A casca é embebida em Tabasco por 10 minutos e depois é só esfregar nas zonas onde está a acontecer.

A senhora que comentou disse que toda a família dela experimentou e que se livraram da Psoríase. Ela também indicou que este tratamento é para fazer todos os dias durante um mês seguido.

O que acham devo experimentar? Eu acho que sim. Também não custa nada andar aí na rua com uma fragrância de banana com tabasco, não é verdade? :P

Unknown

Sou uma pessoa persistente e exigente consigo própria. Trabalho na área criativa e tenho um especial gosto em analisar-me, não no sentido narcisista, mas antes psicológico. Gosto de me sentir a evoluir, e aproveito todos os dias para aprender algo novo. Não sou de sair e de estar em grande grupos. Sou um bom amigo (pelo menos é o que dizem).

0 comentários: